Entrevista com um bibliotecário diferente!

Ooi gente!! aqui está uma entrevista para vocês !!!

Rudi Santos , é um bibliotecário diferente. Em outras palavras podemos dizer um bibliotecário  nômade. Ele organiza bibliotecas de pessoas em suas próprias casas e quando termina parte para uma nova biblioteca. Fatos que deveriam contribuir para ele ficar sem barriguinha já que ao contrario dos outros não é sedentário.
Bom , por acaso esse tal bibliotecário diferente é meu pai e como é meio difícil hoje em dia encontrarmos bibliotecários formados e diferenciados ao nosso alcance , decidi fazer uma entrevista com ele e compartilhar com vocês !! Espero que desfrutem!!

1 - Com que tipo de biblioteca você trabalha?

    Então, depois de ter trabalhado em uma escola e de ter trabalhado em bibliotecas de faculdades , descobri um outro tipo de biblioteca que é a biblioteca residencial.


2- Qual a diferença de uma biblioteca residencial para outros tipos de biblioteca?

       Eu enumeraria algumas diferenças principais : primeira o número de usuários é bem diferente , isso é ,  é bem menor nesse tipo de biblioteca.
     Não existe carteirinha, nem forma de controle de uso. 
     A biblioteca  particular pode seguir um tema da preferência do usuário e só ter livros sobre aquele tema.
    Normalmente é uma biblioteca que contem de 3 a 4000 volumes a não ser em alguns casos especiais.


3- Quanto tempo mais ou menos você demora para organizar uma biblioteca particular?

   Depende do número de livros e do tipo de linguagem documentária a ser utilizada. Mas , em média eu catalogo, etiqueto e organizo 50 livros por dia no mínimo.


4 - Qual foi o máximo de tempo que uma pessoa ficou sem devolver um livro numa biblioteca escolar?

   Por falha no sistema da biblioteca , eu já vi pessoas entregarem depois de 1 ano !!


5- Qual foi a coisa mais engraçada que já aconteceu na biblioteca escolar em que você trabalhava ?

  Foram várias , uma vez eu pedi para os alunos fazerem a dança do siri. que você pode ver nesse link  (http://diriodeumabibliotecaescolar.blogspot.com.br/2008/06/links-para-aprender-ingls-e-outras.html#links)


6- Mas, a falta de silencio e seriedade nas bibliotecas não te incomoda?

      Bom, depende da biblioteca, eu penso que se for uma biblioteca de adolescentes e crianças frequentadores , o silencio é uma forma repressora, de forma que é melhor orientar os alunos na leitura que querem fazer e de deixar eles serem felizes.


7-  Então você não é um daqueles bibliotecários severos de filmes que sempre mandam os alunos se calarem?

    Eu acho que as proibições nas bibliotecas são um saco.E que um bibliotecário tem que pensar formas de conciliar os interesses sem proibir . E elas existem ! muitas até mesmo interativas!


8- Qual a melhor forma do incentivo de leitura para uma criança?

       Existem algumas , eu diria que o exemplo dos pais é uma das formas mais eficazes de produzir novos leitores.
Se o pai e a mãe leem os filhos tem mais chances de se tornarem bons leitores. Uma outra forma é buscar entender o momento que o filho está vivendo e  qual o seu interesse em termos de leitura e incentiva-lo . Sempre dando livros e indicando novos títulos.Jamais tornar a leitura uma obrigação chata.


9- Na sua opinião qual a importância do hábito de leitura?

      Primeiro, formação cultural  o leitor ganha conhecimentos e vocabulário. Segundo , o leitor ganha muita agilidade na comunicação.
Terceiro , a abstração e imaginação . O  livro obriga as pessoas a construírem cenários, imaginarem personagens...


 10- Você acha que a tecnologia atrapalha ou ajuda no quesito de interesse pela leitura ?

      No quesito de interesse eu acho que a tecnologia tem seus pontos positivos e negativos , para saber sobre um game , como ele funciona quais são os truques uma pessoa tem que ler. Então isso é bom.
Mas ao mesmo tempo quando ela aprende a jogar , games que estão cada vez mais intuitivos e  com menos necessidade de instruções , o que acontece é que a pessoa passa muito tempo jogando e pouco tempo lendo. Mas , a tecnologia também trouxe os livros digitais que são de fácil acesso e os sites de venda de livros usados que baratearam muito o custo do livro.


  11-  Qual foi a maior loucura que você fez para atrair mais pessoas para a biblioteca escolar , para que ela não ficasse digamos assim: “ as moscas” ?

     Tem várias coisas que eu já fiz . Colei poemas no chão com contact, coloquei pilhas de livros resistentes nos corredores e no pátio para as pessoas tropeçarem , coloquei livros equilibrados em forma de A em cima da mesa para que os alunos derrubassem, fiz um castelo de livros com alguns recados.


12- ( Dando uma de jornalista kkk) Considerações finais?


       Apesar de trabalhar em bibliotecas particulares , eu adoro o ambiente das bibliotecas escolares. Lamento , que não remunere o suficiente para que eu venha a trabalhar numa escola. O ambiente de uma biblioteca escolar é mágico. Onde tudo e nada está para ser descoberto, depende da curiosidade do leitor.Os leitores não nascem prontos , eles são fabricados por pais e professores leitores e muitas vezes apenas pela própria vontade de descobrir o mundo.



Então , é isso gente !! Se alguém tiver mais algo a perguntar , os comentários são para isso!!  Beijinhoos Anne !!

16 comentários:

  1. Grande exemplo de pai e de bibliotecario.
    Sö faltou falar de qual programa se utiliza para cataligar os livros de bibliotecas particulares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente , obrigada pela visita e pelo comentário ! Bom, dentre os vários programas existentes meu pai usa mais o PHL versão gratuita ! :)

      Excluir
  2. Muito bom, Rudi! Seu exemplo é a melhor forma de incentivo.

    Eu sou adepto do livro "sem dono": sempre que leio um livro, repasso para alguém interessado. Por isso minha biblioteca é pequena...

    Obs.: O link da dança do siri não é esse (consegui achar).

    P.S.: Livros que estou lendo: Uma breve história do mundo (Blainey) e A revolta de Atlas (Rand).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário!! Depois , me conte se os livros que você tá lendo são legais , hein?

      Excluir
  3. Já posso adiantar que ambos são muito bons!

    Já tinha lido "Uma breve história do século XX" de Blainey, por isso peguei esse do mesmo autor. É uma leitura leve, diferente dos livros de história de sala de aula. A ideia do livro não é apresentar fatos, datas..., mas dar uma perspectiva do quanto o homem percorreu até agora.
    A revolta de Atlas é mais denso, volumoso, de umas mil páginas, mas nem por isso chato. Ao contrário, chega a ser um problema para mim: começo a lê-lo de noite e só vou parar às 3h da manhã, às vezes querendo continuar. É uma distopia "futurista" atual: o livro foi escrito na década de 50 ou 60 descrevendo o nosso tempo, 2016. O incrível é que ela descreve a revolução da extração barata de petróleo do xisto no Colorado, e isso está ocorrendo agora! Por sinal, muita coisa que ela descreve é exatamente o que ocorre.
    Recomendo muito!

    P.S.: Por que não deixa aberto para comentários anônimos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal , acho que esses dois vão para a minha wishlist de livros! Adoro distopias futuristas e livros que me prendem e me fazem não parar mais de ler ! Obrigada de novo pelo comentário , eu adorei ! :)
      Beijos !

      Excluir
    2. Eu também adoro!
      Bem, não fui bem preciso, pois não é exatamente futurista, é mais como 2001 - uma odisseia espacial. Aliás, parece que o ano só aparece no filme, no livro não há referência. Por falar em 2001, já o leu ou viu o filme? São espetaculares!
      Outra "distopia futurista" clássica que recomendo é 1984 (acho que já comentei com vc)!
      Recomendo deixar Atlas para depois de 1984. Na verdade, como ele é bem grande, recomendo deixá-lo lá no fim da lista. =P

      Excluir
    3. Não eu nunca assisti 2001 :( Mas eu já ouvi falar bastante do livro 1984 , e as pessoas falam muito bem dele! Espero ter em breve a oportunidade de ler !
      Já leu Paris no séc XX , do Júlio Verne? Eu ainda não li , mas ele tá na fila. Me parece, não tenho certeza, que esse livro também tem um assunto meio futurista e que fala bastante da época... :)

      Excluir
  4. Não conhecia esse de Júlio Verne, tá anotado. Dele eu li "Viagem ao centro da Terra". Acredita que não lembro se li "Volta ao mundo em 80 dias"? É uma obra tão famosa que nem sei se li ou não. Gosto muito de ficção científica, principalmente Isaac Asimov. Acho que vc conhece "Homem bicentenário" ou "Eu, robô".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li muitos livros de ficção científica , mas vou começar a ler mais livros deste gênero , para variar um pouco. Como deve ter percebido nos meus posts eu gosto mais do gênero romance e aventura , mas vou começar a ampliar meus horizontes ! Pode ter certeza que as suas dicas vão ser muito úteis para mim nesse processo !!! :) Mas , eu queria te perguntar uma coisa quanto aos livros de ficção científica vc já leu sob a redoma ?? Falam que é muito bom e eu to morrendo de vontade de ler ... E mudando de assunto, sobre os livros que falam de época , vc já leu a menina que roubava livros ? Eu estou lendo e simplesmente estou amando ! assim que acabar vou fazer uma resenha aqui no blog ! O que você acha ?
      Obrigada pelas dicas e Beijoos !!! :)

      Excluir
  5. Percebi, sim, e isso é ótimo. =P
    Percebi tb que que vc comentou pelo menos duas vezes livros que têm a Alemanha na 2a guerra como pano de fundo. Aí vai outra recomendação dessa época: A lista de Schindler. (tem filme tb)

    Não li nenhum desses 2 livros que vc falou. Na verdade, nunca li nenhum livro de Stephen King, pelo menos não lembro.

    Vc tb deve ter percebido que por acaso (ou não) leio só livro antigo. "A menina que roubava livros" é novo, por isso ainda não li, mas parece bem interessante. Vou ver o filme antes! =P

    ResponderExcluir
  6. Por favor não faça isso !! é muito legal ler o livro antes para entender melhor e saber todos os detalhes !!!
    É eu gosto bastante de livros dessa época , ( por favor não me ache louca , nem que sou apaixonada pela guerra ) , é que eu gosto muito da matéria história e por isso gosto de livros que fundem uma história fictícia com a história mundial. Além disso , gosto muito do contexto da segunda guerra mundial .. também já me falaram de um livro nesse contexto que chama " A mala de Hannah " que parece ser bem legal . Beijos e novamente obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  7. LOL
    ok, vejo o filme depois de ler o livro. Como minha fila ainda está nos anos 50, só verei daqui a uns 10 anos! =P

    ResponderExcluir
  8. kkkkkk ri muito agora kkkk , por que você não dá uma renovada na sua lista ? os livros novos também são legais ! :)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Legal filha que este post gerou tantos comentários sobre leitura. Hey, vc não me perguntou nada sobre o que eu leio... snif!...Mas eu leio de tudo um pouco. Sobre religiões, ficção já li algumas mas faz tempo que não leio, romance, magia prática, controle emocional etc... Estou lendo alguns clássicos estrangeiros e estou gostando muito.(Cândido(Voltaire)recomendo, Historia de duas cidades(Dickens- recomendo, cenário histórico interessante), O vermelho e o negro(Stendhal-romancinho bobo, esperava mais), Lolita(Nabokov - trama incrível, vale pena ler) e tenho projetos para este ano de ler vários outros que estão no meu cebo e que vi que podem ser legais. Prá saber, mais do que ter a opinião alheia, melhor ler. porquê? Porque vc pode ter outra perspectiva de quem fez a crítica. Feliz 2017!

    ResponderExcluir