Colorful Jelly Beans - Resenha : A menina que roubava livros !

Ooi gente !!

Hoje eu vou fazer a resenha do livro a menina que roubava livros !!
Primeiramente , uma breve introdução .. 

Markus Zuzak , me impressionou profundamente com o seu talento , ele escreve de uma forma tão intrigante que parece que a narradora realmente está conversando com você , numa conversa muito intrigante e supreendente !!

Intodução a parte , vamos agora ao enredo !! 

E que enredo !

Bom , para começar , só nas primeiras páginas já me surpreendi , porque o livro é contado por uma narradora bem improvável e para muitas pessoas apavorante : A Morte.
Sim , isso mesmo, a Morte conta a história , numa narrativa de terceira pessoa.

Temos que admitir que de fato foi uma ótima ideia do escritor inserir essa narradora que realmente foi a " coisa" mais presente nessa época de guerra, ódio e nazismo.

Que começa quando Liesel, sua mãe e o irmão estão indo de trem para Munique ,  para a casa dos novos pais adotivos das crianças.

Essa é a primeira vez que a Morte encontra Liesel , pois o que acontece é que o irmão de Liesel tem um súbito ataque de tosse e morre durante a viagem. 

Imediatamente , a curiosidade da Morte se atiça ao ver Liesel e em vez de pegar a alma e seguir em frente como sempre faz ela decidi ficar e observar mais um pouco. 

Ela fica olhando enquanto o irmão de Liesel é enterrado e depois quando o aprendiz de coveiro deixa cair de seu bolso um livro e furtivamente a menina o pega e enfia em seu casaco.

A Morte após ver isso , segue seu caminho , porém continua contando a história da menina Liesel que a partir de agora também é chamada de : A menina que roubava livros.

Liesel e sua mãe finalmente chegam ao endereço : Rua Himmel 33. Que apesar de em alemão significar Rua Paraíso , não era totalmente isso . 

Era uma das ruas mais pobres da Alemanha , apesar de ser povoada de alemães.

Na hora da despedida de sua mãe biológica , a menina se recusa a entrar em sua nova casa.

Ela tinha perdido tudo : seu irmão , seu pai , sua mãe e agora sua casa. 
Quem consegue convencer a menina a entrar é seu novo pai Hans Hubberman, em quem imediatamente Liesel nota olhos de prata derretida e sua imensa bondade e calma. Sua mãe adotiva , não pode ser descrita como o contrário , pois definitivamente ficou aparente que ela também tinha um grande coração,ela só não aparenta isso. Rosa Hubberman é uma mulher que não tem papas na língua e fala o que pensa , não levando desaforos pra casa ela não gosta de ser contrariada.

      Aos poucos , a vida de Liesel começa a se ajeitar na Rua Himmel, ela gosta cada vez mais de seu pai, conhece um menino chamado Rudy que vira seu melhor amigo e começa,   em meio  a várias dificuldades e situações,  a aprender a ler.

      Só que uma reviravolta acontece, o filho de um amigo do passado de Huns Hubberman , retorna pedindo ajuda. Como Hans devia um favor ao pai do rapaz ele não se recusa e arranja um jeito de o trazer em segurança para sua casa.

     O  problema é : em plena Alemanha nazista, o rapaz é judeu.

     No começo, Liesel fica com um pouco de receio do rapaz , devido as advertências seríssimas que o pai lhe faz de sua presença.Porém, logo simpatiza com ele e viram grandes amigos.   

       A vida de roubo continua , só que agora com a ajuda de seu melhor amigo e apaixonado por ela Rudy.Eles roubam comida e ela rouba principalmente livros de uma biblioteca da cliente de sua mãe e também mulher do prefeito.

       Várias reviravoltas vão acontecendo ( a maioria delas é ruim , pois lembre-se uma coisa boa na Alemanha Nazista é rara) e o livro nos surpreende e choca bastante.Principalmente quando o autor entrega alguns pontos da história antecipadamente. 

        Quero também acrescentar que esse livro é ótimo para pessoas que como eu , gostam de livros que associam história verídica com história ficcional. Também adorei pelo fato de que aprendi muitas palavras novas com esse livro e aprendi bastante sobre o período histórico !!!! Só coisas boas !!! 

      O final me surpreendeu e me entristeceu bastante , mas é claro que eu não vou contar para vocês , para não estragar!
      Tem também a adaptação do filme que assistirei amanhã e depois conto para vocês minha experiência !

            Aqui vai o trailer para os curiosos :
       
        
menina que roubava livros | SIStemáticas     Então é isso gente ! Recomendo !! Beijos Anne!

5 comentários:

  1. legal!
    mudando de assunto, olha só: http://meiobit.com/133428/saiu-o-primeiro-trailer-de-cosmos/

    e para quando vc fizer 18: inglorious basterds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastardos inglórios ? é um com o Brad Pitt né?
      Eu sempre quis assistir mas sempre quando passava na Tv eu perdia.

      Excluir
  2. o trailer é bem interessante. quais os livros que ela roubava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ela roubava livros de todos os assuntos o que aparecesse pela frente , e as vezes ela tinha a oportunidade de escolher quando ela roubava da biblioteca da mulher do prefeito

      Excluir